sábado, 20 de outubro de 2007

Los Saicos - Wild Teen Punk From Peru 1965


LOS SAICOS são autênticos punks garageiros sessentistas de Lima no Peru, no início o nome da banda era Los Sadicos, mas pela censura da época optaram por essa versão estilizada do inglês, fazendo uma alusão ao filme PSYCHO de Hitckoock.
Provavelmente a banda mais selvagem e agressiva musicalmente da América Latina nos anos 1960, vide os instrumentais crus e os vocais berrantes. Suas músicas não só abordavam os relacionamnetos e o cotidiano adolescente, como era comum na época, mas cantavam também sobre temas mais sombrios e chocantes como enterro de gatos, cemitérios e destruição.
A banda durou de 1964 à 1967 e é com certeza a primeira manifestação de música punk na América Latina, não deixando nada a dever ao garage punk gringo da época e o de coletâneas como Back From The Grave, que resgatam bandas perdidas e seus compactos furiosos dos anos 60.Só lançaram compactos nos anos 60, mas tiveram eles reunidos em Lp recentemente pelo selo espanhol Eletro-Harmonix.A banda é cultuada em seu país pelo pioneirismo na selvageria e teve uma versão de sua música DEMOLICIÓN cantada pela banda punk Leuzemia.
Acima falei que Los Saicos podem ser considerados os primeiros a fazerem um rock mais agressivo na América Latina, nos anos 60 esse tipo de rock era chamado de garage rock e sua versão mais radical depois levaria o nome de garage punk. Então podemos considerar os Saicos tanto a primeira banda de garage rock da América Latina como também a primeira banda garage punk latinoamericana. Uma breve pesquisa nos revela algo mais, os pioneiros do garage rock a nível mundial são geralmente considerados os Sonics de Seattle nos E.U.A, cujo o primeiro registro é o compacto "The Witch / Keep A-Knockin" datado de 1964, mesmo ano do primeiro compacto dos Saicos "Come On / Ana". Baseando-se em seus registros podemos por os peruanos do Saicos no mesmo patamar de pioneirismo a nível mundial do garage rock dos americanos dos Sonics.
Baixe aqui: