quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cheap Time (2008)




A cidade de Nashiville, no estado americano do Tennessee, é a terra do Cheap Time, trio formado por Jeffrey Novak (g,v) Jon Sewell (d) e
Stephen Braren (b,v) responsáveis pelo álbum debut da banda.

Lançado pelo selo californiano In The Red Records, nesse ano de 2008, e antecedido de dois compactos, o debut apresenta 14 temas que destilam o melhor de referências entre punk dos 70, garage dos 60, power pop e glam, tudo isso revestido de produção low-fi e para o bem dos ouvintes, distante do espírito “alternativóide”, um pouco em voga nesses anos.

People Talk é o tipo de canção que deixaria qualquer multidão ensandecida se tivesse uma produção mais comercial e tocasse em grandes rádios. Destaco ainda Push Your Luck, Falling Down e Ginger Snap.

O disco como um todo mostra uma banda que sabe o que está fazendo e que promete ainda mais bons frutos. O Cheap Time vem a somar não só com as atuais boas bandas do Tennessee de garage e punk como Jay Reatard e The Barbaras, mas com bandas punks recentes espalhadas pelo mundo como Regulations, Clorox Girls, os camaradas sergipanos do Renegades of Punk e Gorilla Angreb que remetem a produções setentistas e oitentistas do punk rock, relembrando suas raízes sem parecer conservador ou chato, mas sim detendo o que há de melhor no espírito daquela época.

É de bandas que soam autênticas como o Chip Time que precisamos nesses anos e não de quilos e mais quilos de franjas e poses que parecem ser um fim em si mesmos.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

DMZ (1976-1978)


"a banda que toca como eu gostaria que os Stooges tocassem"


Sempre quando escutava as bandas do começo dos anos 70 (Deep Purple, Led Zeppelin, etc.), sentia falta de algo sujo, seboso no som delas que logo me fazia desinteressar pelo som depois de escutar umas três vezes.

Quando descobri Stooges e MC5, isso mudou, eles tinham um pouco da carniça que eu procurava na música. Mas mesmo os Stoges tem umas músicas chatas meio longas que cansam.

Mas o mundo da música e da garimpagem sempre nos reservam surpresas...

Vinda da primeira geração de bandas punk de Boston, o DMZ é tudo que eu esperava do que se costumou chamar de "proto punk" (o punk de antes de 1977, antes do boom). Reunindo o que há de melhor em nomes como MC5, Stooges e New York Dolls, só que com agressividade elevada a décima potência e influência do garage punk dos anos 60, com direito a uma versão de Cinderella do Sonics e "covers" de Wailers e Troggs.Os caras tem um ep de 1977 chamado Lift Up Your Hood (foto acima) e um álbum de 1978 com o nome de DMZ simplesmente, que é o melhor pra conhecer a banda, e uns ao vivos e demos.Para além dos consagrados nomes do punk da primeira metade dos 70, DMZ NOS COURO!