sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Lado Punk de Boston

Nem só de Harvard, MIT e conhecimento acadêmico vive o estado americano de Massachusetts. Sua capital Boston teve uma cena musical especialmente rica entre a segunda metade dos anos 70 e a primeira dos anos 80. Tendo o punk rock como argamassa para as bandas locais desenvolverem as variantes do estilo: new wave, power pop e hardcore. Duas compilações relatam bem esse período efervescente.


A primeira delas é DIY: Mass. Ave.: The Boston Scene (1975-83), lançada originalmente em 1993 pela Rhino Records como parte de sua série DIY, centrada nos desenvolvimentos do punk. Nela temos uma quantidade variada de bandas e estilos, seja a new wave dos conhecidos Cars, passando pelo power pop dos Neighborhoods, a garageira Lyres do ex-DMZ e futuro Monoman Jeff Connoly, até o pos-punk do Mission of Burma. A coletânea dá uma geral na cena de Bosotn e nos oferece um quadro do que rolava na época.



A segunda compilação é This Is Boston Not L.A, centrando força nos primeiros passos do que ficou conhecido como hardcore punk, o punk rock levado as suas últimas consequencias em termos de rapidez, raiva e simplicidade. Podemos dizer que é a verdadeira gema do hardcore de Boston, sintetizando o que havia de mais seco, reto e contestador no punk local. Lançada em 1982 pela Modern Method, reúne nomes como o conhecido Gang Green, os marxistas do Proletariat, Jerry's Kids, Freeze e bandas mais obscuras como Groinoids.

Com essas duas compilações dá pra ter a sensação de dar um giro pelo lado punk de Boston com sua variedade de bandas. Se não é um quadro completo, pelo menos é um bom começo para conhecer uma cena reginal. Enjoy!

Nenhum comentário: