sexta-feira, 20 de março de 2009

The Barbarians - Hey Little Bird (1964)




Autênticos punks sessentistas, começando pelo nome, os Barbarians duraram apenas dois anos (1964-1966) e lançaram somente um disco (1965) auto-intitulado, depois batizado de Are You a Boy or Are You a Girl. Deixaram ainda registro audio-visual ao participarem do The T.A.M.I. Show em 1964, uma espécie de concerto transformado em vídeo, filmado no Santa Monica Civic Auditorium em outubro daquele ano, contando com gente de peso como Chuck Berry, Beach Boys, James Brown e Rolling Stones. E no meio de todas essas figuraças, aparecia uma banda de garagem, mas não apenas uma banda de garagem, mas uma banda de garagem com um baterista de uma mão só! É isso mesmo. Victor Moulton, mais conhecido como Moulty, perdeu sua mão esquerda aos 14 anos na explosão de uma pipe bomb, uma bomba caseira, literalmente uma bomba tubo. A música Moulty retrata isso. No lugar da mão passou a usar um gancho, no melhor estilo Capitão Gancho! Em meio a Invasão Britânica com tantos grupos sorridentes, ter um gancho no lugar da mão e ainda tocar bateria era realmente punk! De quebra ainda gravaram Mamãe Eu Quero Mamar numa versão instrumental que levou o nome de Lingüiça! Talvez o baterista tenha feito mais pela memória da banda do que a aparição na compilação Nuggets e no T.A.M.I. Show. Confira os vídeos e fique atento quando a câmera mostrar o baterista.


quarta-feira, 18 de março de 2009

MySpace Control! #2 : Chicas, Garotas, Girls


Uma amiga me disse que eu só postava coisa velha aqui no blog. Para provar que não sou um mero saudosista, aqui vai a segunda parte do MySpace Control!, a parte do blog dedicada as novidades, algumas nem tão novidades. Nesse número dois, só garotas ou front girls!




1. The Bellrays

Nunca o termo “soul punk” soou tão sincero. “Blues is the teacher, Punk is the preacher”. Com nove álbums já lançados eles fizeram com que o moleque que gosta, ao mesmo tempo, de Otis Redding e Ramones não se sentisse tão só.

http://www.myspace.com/thebellrays




2. The Carrots

Curti girl groups? Claro que curto! Como não gostar de melodias femininas açucaradas que ao mesmo tempo perturbam & alegram nossas cabecinhas com sonhos adolescentes e melancolia juvenil! Texanas de Austin, as garotas cantoras e a banda revivem todas aquelas gangues de meninas como The Ronettes, The Shangri-Las, The Chrystals. A maioria de seus integrantes participou anteriormente de bandas punks. Possuem dois eps lançados pelo selo espanhol Elefant.

www.myspace.com/thecarrots




3. Nicole Willis and The Soul Investigators

Esqueça a barraqueira Amy Winehouse ou a branquela Duffy, Nicole é a garota! “Willis é do Brooklin, o Soul Investigators são da Finlândia e o som deles cheira a Memphis.” Com seis álbuns solo e mais três compactos e dois discos com os Investigators, Nicole e seus garotos nos fazem sentir saudades do período de ouro da Stax e Motown.

www.myspace.com/nicolewillisandthesoulinvestigators




4. Stolen Hearts

Curti Nikki & The Corvettes? Se a resposta for sim, esse pessoal de Atlanta vai roubar seu coração. Ao que parece só gravaram um ep, lançado pela Douchemaster Records, mesmo selo que já lançou material do Cheap Time. Visitem o myspace delas e ouçam boas melodias power pop envoltas em produção punk.

http://www.myspace.com/stolenheartsatlanta

segunda-feira, 16 de março de 2009

Agenda


Mocó Estúdio Apresenta Skatalites Cover

com
Ska Brothers
Dj Trotskid Trosko

Local: Mocó Estúdio, Rua José Avelino, 563 (prox. ao Dragão do Mar)
Data: 28/03 (sábado)
Hora: 22:00
Entrada: 5,00 (promocional)
Informações: 88113010

sexta-feira, 6 de março de 2009

Policial Sincero




desenhos e outras esquizofrenias como bandas que nunca existiram e sujeitos amáveis, você encontra aqui:

http://www.flickr.com/photos/policialsincero

domingo, 1 de março de 2009

Os Minos - Singles (1967-1968)




Quem procura por garage rock certamente não está atrás de “obras musicais” com requinte, virtuosismo e ares de arte (no sentido mais intelectualizado que essa palavra possa ter). Quem procura por garage, já dizia o zine espanhol Poodle Bites, está atrás de uma atitude, uma espécie de essência rock and roll. E por mais místico que isso possa parecer, ainda faz muito sentido.

Lixo Jovem resume a parada pra você e diz: quem procura por sons de garagem, não está atrás de um obscuro Sargent Peppers ou do próximo Zappa experimental. Aquela atitude, falada antes, diz respeito a um rock mais instintivo do que intelectual, uma música primitiva, amadora, crua e nem por isso menos impressionante e cheia de fascínio. No final das contas é apenas o punk rock original dos anos sessenta.

Formada em 1966 em Salvador, o grupo Os Minos é um exemplo autêntico de rock garageiro primal e amador. A sua formação contava com os irmãos Jorge, na bateria, e Pepeu Gomes, no baixo e outra dupla de irmãos; Luciano e Ricardo Souza nas guitarras.
A banda lançou dois compactos pelo selo Copacabana um de 1967 e outro de 1968, este contendo a gema beat punk Febre de Minos. O grupo chegou a viajar para São Paulo, onde se apresentaram no programa O Bom de Eduardo Araújo, na Tv Excelcior. Passaram dois anos na capital paulista e depois regressaram a sua terra natal.

Pedro Anibal de Oliveria Gomes, mais conhecido como Pepeu Gomes, vem de um longo passado rockeiro. Ainda nos anos sessenta formou seu primeiro grupo aos 11 anos, a banda Los Gatos, que precedeu Os Minos. O futuro Novos Baianos seria depois considerado pela revista norte-americana Guitar World um dos dez melhores guitarristas do mundo e o melhor da América Latina.

A crueza punk de Os Minos está anos-luz do virtuosismo que depois faria conhecido mundialmente Pepeu Gomes. Aqui temos os primeiros passos de um grande guitarrista em verdadeiros artefatos da garagem brasileira.

Quem não sentir a febre de Minos, não vai chegar a ser avô, essa febre dar na juventude, se você não sentir é porque já passou.”
Teen Trash


Os Minos - Single (Copacabana, 1967)
Lado A
Vem Meu Bem (Luciano-Pepeu)
Lado B
Aprenda A Amar (Ricardo-Jorginho)

Os Minos - Single (Copacabana, 1968)
Lado A
Febre de Minos
LadoB
Fingindo Me Amar